Antonio Castro Conceição Ribeiro Beth Ramos Luis Martins de Melo Suzana Kahn
Julio Bueno José Domingo Vargas Katia Repsold Illan Goldman Ilan Goldfajn
Carlos Mariani João Carlos De Lucca Sidney Chameh Gabriel Pinto Marcelo Vertis
Clique para ter acesso ao material apresentado pelos palestrantes.



 
 
Rio: um case de criação de valor
Antonio Castro, presidente da Abrasca
  Antonio Castro, presidente da Abrasca
   

O presidente da Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca), Antonio Castro, ao abrir o evento disse que o desenvolvimento expressivo do Estado do Rio de Janeiro, nos últimos anos era um caso de criação de valor que merecia ser levado ao conhecimento de empresários, investidores e analistas de investimento.

 Explicou que há cinco anos a Abrasca entrega o Prêmio Criação de Valor, cujo objetivo é distinguir as companhias abertas que criaram valor para os acionistas e se destacaram com boas práticas de governança corporativa.

“Este conceito de criação de valor se aplica perfeitamente ao Estado do Rio de Janeiro”, acentuou Castro. Depois de passar por longo período de esvaziamento econômico, consequência, em boa parte,  dos efeitos diretos e indiretos da mudança da capital federal para Brasília e da fusão entre os antigos Estados da Guanabara e Rio de Janeiro,  o Estado do Rio vem ganhando novo fôlego nos últimos anos.

Particularmente nos últimos quatro anos, disse, o Rio avançou extraordinariamente com um pujante desenvolvimento econômico e social. A renda per capita da segunda maior economia do país mais que dobrou desde 2000, superando a média nacional. Além disso, o Estado continua ganhando espaço na cena internacional como sede  da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos.

Independentemente destes fatos, a implementação de grandes complexos  industriais, como o  de petróleo, petroquímica, siderurgia, naval e metal-mecânico, trouxeram uma nova realidade para o Estado abrindo, consequentemente, excelentes oportunidades de negócios. “O Rio de Janeiro, sem dúvida, está em boa direção”, finalizou.