Busca

Abrasca

Missão e Objetivos

O PAPEL E A FUNÇÃO DA ABRASCA

Atuação conjunta, um canal permanente para a defesa das posições das empresas

A principal missão da Associação Brasileira das Companhias Abertas – ABRASCA – associação civil sem fins lucrativos criada em 21 de dezembro de 1971 – é a defesa, em sua atuação conjunta, das posições da companhia aberta, como a face moderna da economia brasileira, junto aos centros de decisão e à opinião pública.

Além disso, a ABRASCA está empenhada no desenvolvimento dos mecanismos do mercado de capitais e na disseminação de informações sobre os seus principais títulos, como as ações, as debêntures e os “comercial papers”.

Pela condição de módulo vital da economia de mercado, a empresa moderna deve assumir a responsabilidade de aperfeiçoar e manter postulados de comportamento empresarial consistentes com o mercado em constante evolução.

A ABRASCA entende que a sociedade brasileira não pode prescindir, principalmente em sua fase atual de desenvolvimento, da participação ativa de todos os seus segmentos.

Por essas razões, além das companhias abertas, podem associar-se à ABRASCA companhias fechadas e outras pessoas jurídicas que captam recursos de terceiros sob qualquer forma que não exclusivamente empréstimos bancários, que prestam consultoria voltada para a emissão ou colocação de valores mobiliários, ou que invistam no capital social de outras empresas.

PRINCÍPIOS

OS OBJETIVOS DA ABRASCA

A busca de maior eficácia, modernização e produtividade para a economia brasileira através da democratização do capital

Os objetivos da ABRASCA são bastante claros. Sua atuação está solidamente fundamentada em Declaração de Princípios que data da criação da entidade.

A ABRASCA tem como princípio maior o aprimoramento das práticas de política e de administração empresarial, em especial e com abrangência, no que se refere ao mercado de capitais, base estrutural de uma economia moderna e participativa. O mercado de capitais é o canal mais adequado de transferência das poupanças privadas para os objetivos de crescimento econômico e social, na medida em que permite a sadia capitalização da empresa nacional.

Por isso, a ABRASCA colocou como objetivo permanente, em sua Declaração de Princípios, o aprimoramento dos mecanismos e processos que permitam a constante e qualificada expansão do mercado de capitais.

Cabe às companhias abertas, aos analistas e ao Governo juntar esforços para que o fluxo dos recursos da poupança se opere a níveis adequados às necessidades de crescimento das empresas e, em conseqüência, da economia nacional como um todo.

A ABRASCA, por formação e estrutura, é a soma de esforços voltados para a pesquisa, estudo, divulgação e debate. Um fórum para o aperfeiçoamento de métodos e processos empresariais, para o aprimoramento dos serviços dedicados aos acionistas e para o acompanhamento das reformas legais de atualização permanente das estruturas e do funcionamento das companhias. A ABRASCA entende que a definição correta e adequada das grandes prioridades econômicas nacionais fica mais transparente via mercado de capitais. Afinal, o investidor é quem escolhe as melhores aplicações, do ponto de vista da produção, dos resultados e da produtividade, em benefício do desenvolvimento setorial e, no conjunto, do crescimento econômico nacional.

A empresa, ao emitir ações, está iniciando um processo de alocação eficiente de recursos, advindos da poupança nacional, para investimentos produtivos.